Pages

Subscribe:

terça-feira, 10 de maio de 2016

Enviar E-Mail gratuito através de aplicação Web

Hoje irei falar para vocês um pouco sobre o Google Scripts e também uma maneira fácil de você enviar e-mails em suas aplicações web.

Começando pelo Google Scripts, é uma plataforma onde você pode codificar web apps, api, etc, onde você pode estar integrando com os serviços que o google oferece. Para começar você deve entrar no seguinte Link. E será carregado a seguinte página.


Após isso aperte start Scripting e comece a desenvolver. O legal é que todos seus códigos ficarão salvos em seu google Drive, e nele já e possível realizar os testes e realizar o deploy da aplicação. A tela de desenvolvimento é a seguinte.



Mas vamos a parte mais legal que fazendo a parte de envio de e-mail.

 function doGet(e) {  
  var email = e.parameter.email;  
  var ass = e.parameter.ass;  
  var msg = e.parameter.msg;  
  var params = enviar(email,ass,msg);  
  return HtmlService.createHtmlOutput(params);  
 }  
 function enviar(email,ass,msg){  
   MailApp.sendEmail(email, ass, msg);  
  return "<html><head><title>Email Enviado</title></head><body style='background-color:blue;'>Email enviado</body></html>";  
 }  

Explicando o código, a função doGet e obrigatório se você quiser gerar um webApp, no caso usaremos doGet, pois elá recebera os dados via get, e recebe um parâmetro e que vai conter as informações do envio do email, depois criamo 3 váriaveis, e-mail com o e-mail de destino, ass vai receber o assunto da mensagem e msg com a mensagem a ser enviada, e params que vai receber um html retornado da função enviar. Depois isso a função doGet vai pegar esse html retornado e carregar.

Função salvar , nela chamamos a função sendEmail da biblioteca MailApp, e passamos o e-mail, assunto e mensagem como parâmetros, se o e-mail for enviado corretamente ele retornara o código html.

Agora para dar o deploy da aplicação basta selecionar a opção publicar e ir em deploy as Web App, em seguida irá aparece a seguinte tela.

Sempre que for lançar uma nova versão selecione new em project version, e configure os acessos conforme sua necessidade, e aperte deploy, após o deploy ele irá gerar um link da aplicação e esse link que utilizaremos em nossa aplicação para enviar e-mail.

Crie um formulário igual este:

 <form role="form" action="https://script.google.com/macros/s/AKfycbzwUDD5E5d3cI7KPEQ3ElN-8W9D83vOmFUQNKQ56S-0/exec" method="get">  
          <div class="form-group">  
              <label for="nome"> Assunto</label>  
              <input type="name" class="form-control" id="ass" name="ass" />  
           </div>  
           <div class="form-group">  
              <label for="email">Email</label>  
              <input type="email" class="form-control" id="email" name="email"/>  
           </div>  
           <div class="form-group">  
              <label for="codigoacesso">Mensagem</label>  
              <input type="text" class="form-control" id="msg" name="msg"/>  
           </div>  
           <button type="submit" class="btn btn-info">enviar</button>  
 </form>  

Veja que você deve colocar o link do seu webApp no action do seu form, e também deve colocar os name que a gente usaremos para pegar os parâmetros.

Não use esse envio para aplicações que terão muitos acessos, pois tem um limite de 500 por dia, após isso deve ser pago uma taxa.

Espero que vocês tenham gostado, isso é tudo.

0 comentários :

Postar um comentário