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quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Allegro

Allegro é um biblioteca gráfica para desenvolvimento de jogos com C, ela é de código aberto e foi feita para rodar em qualquer plataforma.



Pode ser baixada direto do site oficial Allegro. Bom não irei adentra muito sobre a biblioteca.

Após baixar e instalar crie um projeto, depois crie um arquivo .c, no começo utilize invés de   #include <stdio.h> iremos usar #include <allegro.h>.
Bom a função main: int main(){
                                           allegro_init(); //função para inicializar o allegro;
                                            install_keyboard();//para pode usar o teclado;
                                            while(!key[KEY_ESC]){//verifica se o a tecla ESC foi apertada ou não

                                            }
                                  }END_OF_MAIN();

Essa é a estrutura básica do allegro, no allegro usamos Bitmap para as imagens, para carregar um bitmap utilizamos a seguinte sitaxe:   BITMAP* img = load_bitmap("Sprites/Nave.bmp"). Também podemos utilizar sons, o tipo pode ser MIDI para som de fundo e wav para outros sons.
A sintaxe para utilização é: MIDI* som_fundo = load_midi("Music/fundo.midi");
                                            SAMPLE *som= load_wav("sounds/fire.wav");

Bom mas como fazer isso aparecer na tela:
   para imagem basta usar draw_sprite(screen,img,x,y);
 screen é uma variável já predefinida do allegro.
Agora para usar o som é :  play_midi(som_fundo,1); //1 para loop ou 0 para tocar apenas uma vez
                                           play_sample(som, vol, 0, freq, loop);

bom isto já basta para começar a criar seus jogos com allegro, aqui um link bom para vocês aprenderem melhor a mexer com o allegro https://www.youtube.com/playlist?list=PLVg7a6fF-Gaj6DyuqygwqHqGhCu2w7Iub.

  Aqui algumas imagens do jogo que eu estou fazendo para um projeto:





Bom pessoal isso é tudo espero que tenham gostado. Obrigado e curtam nossa página no facebook Hu3Tech

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